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segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pitágoras

Pitágoras foi um filosofo, astrônomo e Matemático grego nascido em Samos, em 582 a.C. e faleceu em Metaponto em 497 a.C. Supõe-se que ele, assim como os demais antigos sábios da Grécia, haja viajado intensamente pelo Egito e pelo Oriente, e é quase certo que tenha feito. Consta também que estudou com Anaximandro ou até mesmo com o próprio Tales.

Todavia, o primeiro acontecimento em sua vida a que se poder dar crédito é a sua partida de Samos, 529 a.C., e sua ida para Crotona, na Itália meridional. Conforme as tradições, as andanças de Pitágoras foram exclusivamente o resultado de uma severa lei de Samos por parte do tirano Policrates. Qualquer que tenha sido a causa, tais andanças estenderam a tradição filosófica e cientifica as mais distantes regiões ocidentais desse mesmo universo.

Em Crotona, Pitágoras rompeu como racionalismo da tradição grega oriental e fundou um culto caracterizado por ser secreto, pelo ascetismo e pelo misticismo. O culto pitagórico proibia atiçar fogo com uma vareta de ferro e comer favas. Ensinava também a doutrina da metempsicose (transmissão de almas). Conta-se que Pitágoras ordenou a um homem que parasse de espancar um cão, afirmando que reconheceu no latido do animal a voz de um amigo já falecido. Isso poderá ser sido apenas um impulso humanitário da parte de Pitágoras, ou talvez muitos inimigos do pitagorismo a fim de levar o culto ao ridículo.

Sob muitos aspectos, o pitagorismo que desde então dominara a Grécia, ainda que destes ele difira ao interesse que revelaram os discípulos e seguidores de Pitágoras pela matemática e astronomia. O culto pitagórico adquiriu forte poder político durante os últimos anos de vida do filosofo de Samos e, via de regra, era seguido pelos representantes da aristocracia. Ainda durante o curso da vida de Pitágoras, porem, os lideres da democracia iniciaram a batalha para obter o controle da Itália Meridional e, a parti de então, oculto passou a sofre perseguições. Pitágoras viu-se exilado de Crotona por dez anos antes da suas morte. O pitagorismo sobreviveu enquanto culto ativo somente por cerca de um século depois da morte de seu fundador.

A impopularidade que envolveu em razão das atividades políticas a ele inerentes deu origem a violenta onda de perseguições que se difundiu por quase todo o mundo grego. Por volta de 350 a.C., o pitagorismo estava completamente extinto. A influencia de suas idéias, todavia, persistiu até os tempos modernos, e Pitágoras permaneceu como o mais famoso dentre todos os antigos filósofos gregos. Supõe-se, na verdade, que havia sido ele o criador da palavra filosofo.

Devido ao esoterismo que envolvia as crenças dos pitagoricos, torna-se muito difícil precisar em consistiam elas , ou quanto é correto o que a elas atribuíram os antigos escritores gregos. Em particular, é extremamente difícil falar sobre a paternidade do que pertence ao próprio Pitágoras e daquilo que foi elaborado por seus diversos seguidores entre eles Filolau.

O maior êxito cientifico atribuído a Pitágoras registrou-se no campo da acústica. Descobriu ele que as cordas dos instrumentos musicais produziam um som tanto mais altos quanto mais curtas fossem. Posteriormente, descobriria ele que a relação entre as alturas do som poderia ser facilmente correlacionado com o comprimento de onda sonora. Por exemplo, se uma corda fosse duas vezes o comprimento da outra, o som por ela emitido seria exatamente uma oitava abaixo. Se a proporção das cordas fosse de 3/2, o intervalo musical então produzido seria de um quinto e se aquela proporção fosse de 4/3, o intervalo a ser produzido equivaleria a um quarto. Pelo aumento da tensão das cordas, produziria-se também a elevção do som.

Beneficiados por tais observações, o estudo do som torna-se-ia o único ramo da física em que os pontos de vista dos gregos permaneceriam inalteráveis até os tempos atuais.

Esse estudo poderá ter levado Pitágoras à crença de que todo o universo repousava sobre números e suas relações, posto que ele ou seus seguidores continuaram a revestir os números com toda a sorte de significados místicos. Hoje essas noções parecem uma tolice, mas a verdade é que os pitagoricos encorajaram a investigação das propriedades matemáticas dos números. Foram eles que descobriram que a raiz quadrada de dois poderia não ser expressa como a proporção de dois números. Nenhuma fração concebível por mais complicada que seja, dará o produto dois quando multiplicada por si própria.

Eis um simplíssimo conceito que não poderia ser aplicado ao conjunto global do números. Como poderiam então os números ser responsáveis por algo tão complexo como a totalidade do universo? Os pitagoricos supunham restrito a eles próprios o segredo relativo a cada número irracional afim de que não os escarnecesse nenhum estranho. Seja como for, ocultaram-no zelosamente, e há uma historia, segundo a qual os pitagoricos executaram um dos seu seguidores por falar demais sobre o assunto. Provavelmente, entretanto, essa historia não passa de calunia inventada por alguns dos muitos inimigos.

Pitágoras tornou-se talvez mais conhecido por ser o primeiro a formular a proposição de que o quadrado da medida da hipotenusa de um triangulo retângulo é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos. Essa preposição e conhecida ainda hoje como teorema de Pitágoras.

Pitágoras foi também o primeiro entres os gregos de que a estrela matutina (Estrela D’alva) e a estrela vespertina ( Vésper ou Hésper ) eram de fato a mesma.Tempos depois de sua morte, foi ela chamada de Afrodite, e hoje a conhecemos como o planeta Vênus. Foi ele também o primeiro a observar que a órbita da Lua não se situava no plano do equador terrestre, e sim se inclina para forma um ângulo com esse plano.

Pitágoras foi o primeiro homem de que se tem conhecimento a afirma que a terra tem a forma esférica, assim como foi o primeiro dos filósofos gregos a chamar a atenção de todos para o fato de que o Sol, a Lua e os diversos planetas, não possuíam o movimento uniforme das estrelas, revelando que cada um deles tinha trajetória própria e distinta. Nasceu assim o de que, alem das esferas celestes postulada por Anaximandro, outras esferas se moviam ao redor dos vários planetas. Ao longo dos sete séculos que se seguiram, o numero de esferas necessárias para constituir o movimento dos planetas multiplicou-se e ao longo de vinte e um séculos haveriam de transcorre antes que Kepler afinal a suprimisse.

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